sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
14 por cento das crianças portuguesas sem prenda de natal...
Num contexto de crise económica e financeira, os portugueses têm um menor rendimento disponível para gastar nesta altura do ano.
O presente estudo foi realizado pelo “Ipam- The Marketing School” do Porto e desenvolvido entre os dias 8 e 15 de Dezembro, e foram entrevistados 378 indivíduos da zona do Grande Porto.
Dado que é nesta altura do ano que se regista o maior volume de vendas em todas as áreas em geral, torna-se particularmente relevante compreender as alterações no comportamento dos consumidores face à palavra “crise”.
Quanto ao valor médio a gastar em compras de Natal, este situou-se em 282,6 euros. Já as classes económicas mais altas apontam para 545,5 euros. Nas classes económicas mais carenciadas regista-se um valor médio de 225,6 euros.
Comparativamente ao mesmo estudo realizado em 2010 em que o valor médio a gastar em compras de Natal declarado pelos portugueses foi de 373 euros, constata-se que este ano os portugueses dispensem de menos 100 euros para compras, o que representa uma diminuição de 24,2%.
Quanto às reduções nas compras de Natal, é de destacar que 86% dos entrevistados referiram que irão efectuar cortes nos presentes para adultos. 45% dos inquiridos declararam que irão executar cortes na compra de ornamentações de Natal, e 23% dos entrevistados vão fazer cortes nos presentes para crianças.
Ainda assim, nos agregados familiares com filhos (que são 46% dos inquiridos), os mesmos são em 86% dos casos contemplados com presentes de Natal, ao contrário de 2010, ano em que todos os agregados familiares com filhos referiram a intenção comprar presentes de natal para estes.
Em 75% dos casos, é referida a compra de presentes de Natal para o cônjuge, e em 50% dos casos para os pais, irmãos e outros familiares. Apenas 24% dos inqueridos referem a intenção de comprar prendas para amigos.
19% dos portugueses entrevistados declararam que vão cortar nos produtos alimentares específicos de Natal, de acordo com o estudo do Ipam.
Relativamente ao tipo de produtos, para as crianças até aos 12 anos e adolescentes dos 12 aos 18, os presentes mais comprados serão roupa e sapatos. Também para os adultos esta é a categoria vencedora.
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