2019 aí está. Bolsonaro, Trump e outras fascismos planam sobre nós com o maior dos descaramentos e com o voto do povo. A zona Leste da europa está infestada de fascismos- Hungria, Ucrânia e por aí fora... A Itália tem uma mistura de fascismos com gestos que parecem amigos do povo ... ( veremos se vai ser mesmo) E a tendência pode agravar-se. Mas a culpa é simples de analisar: os partidos do poder de diversos países no mundo não atenderam às necessidades dos povos. e daí até este tipo de soluções é facil.
Por cá o cenário pode não ser tão grave, mas a tendência de destruição de alguns serviços públicos ( como saúde e transportes e educação, etc) vão levar às grandes soluções: o recurso ao privado.
É assim na saúde, com a greve cirugica que vai levar milhares de cirurgias para o setor privado ( será o grande sucesso desta "greve", para além doutro sucesso da empresa que recolhe fundos alguns deles não se sabe de onde)
É assim nos transportes ferroviários- as primeiras novas carruagens só vão chegar em ...2023. Ora o mercado está liberalizado a partir de hoje. As empresas ferroviárias privadas vão atacar no mercado português e o povo vai pagar mais e agradecer. Ora não é à toa que lhes vão dar 4 anos mais de degradação...o povo atá vai celebrar quando chegrem os comboios privados ( fala se de um grupo alemão)
Na educação o caminho é o mesmo e por via das autarquias, com a municiplaização não faltarão empresas e empresinhas, associações de "pais" ( muitas são apenas empresas) a abocanhar este sector.
Ah, esquecia me dos protestos "inorganicos" patrocinados pela comunicação social- os comentadores pagos vão dizer- isto é que é moderno, os sindicatos morreram , pois são pacíficos. Entrevistarão 5 pessoas com coletes amarelos numa rotunda e saudarão este novo tipo de "luta"
Podia continuar , mas era chato e logo no primeiro dia.
Feliz 2019!