Andam para aí uns ilustres comentadores comparando o Novo Banco/ Ex- BES à TAP...ambos como sendo sorvedouros de dinheiro inútil.
As situações são bem diferentes. O Novo Banco/ Ex. BES, foi uma ato de crime económico, roubo declarado feito por Ricardo Salgado e seus amigos. O Novo Banco, resulta da falsa divisão entre Banco Bom e Banco, uma experiência nunca feita no passado...e que Passos Coelho quis implementar.
A TAP, podemos dizer muita coisa contra é de facto uma companhia que leva o nome de Portugal pelo mundo. Mal gerida, é certamente,, mas imprescindivel, como a seguir veremos.
Para além disso , uma companhia estratégica...E o que é isso ? É por exemplo precisarmos de transportar milhões de vacinas e termos transportadora nacional que o faça...e não andarmos de mão estendida e nas mãos de companhias estrangeiras.
Outras crises podem surgir , neste mundo imprevisível. A TAP deve ser melhor gerida, com voos, devidamente distribuídos pelo país inteiro, mas nunca destruída.
Alguns dizem: acabe-se a TAP...Porque não disseram o mesmo com o Novo Banco? Acabe-se o Novo Banco. Oh não , meu Deus aí existriria risco "sistémico" para o país...
E a destruição da TAP não traz riscos para o país?
Dizem-nos que custará 3 milhões de euros salvar a TAP ( veremos se salva mesmo com a redução prevista...). Se fosse um qualquer banco a falir , este tipo de discussão não existisria. Os Governos fossem de PS ou PSD punham lá o dinheiro e acabava a conversa...