sexta-feira, 24 de maio de 2013

Estocolmo está a arder... quarto dia de confrontos

A periferia de Estocolmo transformou-se novamente num palco de distúrbios na noite de quarta para quinta-feira. É a quarta noite consecutiva que se registam estes incidentes.

Segundo fontes locais, citadas pela agência Efe, os problemas concentraram-se em vários subúrbios do sul da capital, embora fatos isolados tenham sido registados em bairros afastados de Estocolmo.

Num desses confrontos, pelo menos um polícia ficou ferido ao tentar conter um grupo de jovens que tentavam incendiar contentores de lixo e foi apedrejado. Já na cidade de Malmo, três automóveis foram incendiados num bairro periférico.

Esta já está a ser considerada a maior onda de distúrbios em muitos anos na Suécia.

Os bairros afetados têm em comum a alta concentração de população de imigrantes e diversos problemas económicos, que vieram a agravar-se nos últimos anos devido à política de cortes do subsídio de desemprego, apoios sociais e à educação, impulsionados pelo governo sueco.
A origem dos distúrbios está relacionada com um incidente ocorrido há uma semana em Husby, quando um imigrante com problemas psíquicos foi morto pela polícia no seu apartamento, onde o mesmo tinha se trancado com a companheira.

Os agentes asseguraram ter disparado em própria defesa após terem sido ameaçados com um machado, embora a atuação irregular das forças da ordem tenha provocado protestos dos vizinhos e a abertura de uma investigação interna da polícia de Estocolmo-

 nota tripalio: Suécia, o paraiso do estado social... já lá vai, e como tal está aí o troco. Por cá ainda não aconteceu mas falta pouco... para isto implodir em violencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário