sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Permancer no euro é o suicídio da nação ( Jorge Bateira)

Portugal será então um país simpático e (ainda mais) barato para os reformados da Europa rica
Por estes dias, já muitos portugueses perderam as ilusões quanto à mudança que acreditavam poder acontecer na Europa após as eleições alemãs. O embaixador da Alemanha em Lisboa não podia ser mais claro: “De todos os modos, teremos sempre no governo um leque de partidos pró-europeus e apoiantes dos programas de assistência, como o que está em curso em Portugal” (“Jornal de Negócios”, 16 Set. 2013).
À medida que nos aproximamos de mais uma ronda de negociações com a troika, torna-se evidente que o essencial da austeridade não é negociável. Salta à vista que, pelo menos no caso da Comissão Europeia e do BCE, a troika está determinada a impor uma reconfiguração do Estado social para que este deixe de ser o eixo de uma sociedade que aspira a níveis mais elevados de justiça social. O princípio neoliberal da “livre escolha”, na saúde e na educação, é agora abertamente defendido pelo governo e os países onde esta matriz ideológica alcançou o poder são apontados como os bons exemplos que deveríamos seguir.
De facto, a chamada “assistência financeira” ao país não visa colmatar um problema temporário de tesouraria. Tendo constatado os sintomas de um impasse no modelo de desenvolvimento do país, sobretudo desde que se integrou na UEM (défice externo persistente, acumulação da dívida externa, desindustrialização, desemprego elevado), o Memorando impôs-nos uma mudança inspirada nos princípios do Consenso de Washington e no ordoliberalismo alemão. Ao contrário das anteriores ajudas do FMI, esta intervenção da troika atropela a Constituição da República Portuguesa porque condiciona o financiamento à consagração de um modelo social e político de matriz neoliberal que, na sua institucionalização, viola princípios constitucionais basilares.
Ou seja, do ponto de vista do eixo Berlim-Frankfurt, Portugal ainda pode ser um caso de sucesso. Apenas precisa de colocar na Constituição o Tratado Orçamental para impedir políticas orçamentais contracíclicas, reconverter o Estado social num pobre Estado para pobres, destruir a classe média e os mecanismos de ascensão social que a mantêm, reduzir ainda mais 30% aos salários do sector privado (excluindo gestores e administradores), fazer da emigração uma válvula de escape das tensões sociais e, sobretudo, impregnar a sociedade portuguesa de uma sensação difusa, misto de culpabilidade e inevitabilidade. Quando tivermos chegado aí, a economia entrará numa estagnação duradoura, alternando pequenas recessões com períodos de crescimento sem criação de emprego. Portugal será então um país simpático e (ainda mais) barato para os reformados da Europa rica. Não terá dinheiro para manter as infra-estruturas públicas em todo o país, mas cuidará das zonas de acolhimento dos turistas, como se faz em Cuba.

Se continuarmos à espera dos resultados das eleições alemãs, ou das que virão a seguir para o Parlamento Europeu, é este o futuro que nos espera. Um futuro que trai miseravelmente o esforço de sangue, suor e lágrimas das gerações que nos precederam e tornaram Portugal uma comunidade, um Estado-nação com uma cultura de que nos orgulhamos e que enriqueceu a Europa e o mundo. Após décadas de ditadura, o país ainda anda à procura do seu modelo de de-senvolvimento, talvez mesmo da sua identidade, possivelmente a de ser um elo de confiança entre a Europa e outros continentes, mas é um país profundamente solidário. Apesar de traído pelas suas elites, europeístas a qualquer preço, talvez Portugal ainda encontre energia para recusar tornar-se numa Detroit do extremo ocidental da Europa. Talvez sejamos capazes de recusar o estatuto de autarquia local europeia que nos preparam, um território empobrecido e sem instrumentos relevantes de política económica. Talvez sejamos capazes de construir uma alternativa política que nos devolva a esperança. Talvez.

Um comentário:

  1. "Portugal será então um país simpático e (ainda mais) barato para os reformados da Europa rica. Não terá dinheiro para manter as infra-estruturas públicas em todo o país, mas cuidará das zonas de acolhimento dos turistas, como se faz em Cuba."

    Duvido que Portugal Capitalista possa ficar como Cuba Socialista.

    Não conhecendo a fundo a realidade cubana, sei que a aposta no turismo para estrangeiros é apenas uma forma de combater o criminoso bloqueio que lhe é imposto há décadas.

    A diferença é que, se o povo português não se levantar por uma nova sociedade, Portugal ficará como um ponto turistico da Europa, sem agricultura, indústria ou qualquer tipo de trabalho produtivo (que não esteja nas mãos da "Europa").

    Na Cuba Socialista o turismo, repete-se, é uma forma de contornar o bloqueio economico-financeiro que (queriam eles) deveria asfixiar a população cubana de tal forma que seria fácil derrubar a revolução cubana, o seu estado socialista e todo o seu povo que, apesar de todas as dificuldades, coninua a defender a Revolução e a construção e desenvolvimento do estado socialista, com mira apontada ao comunismo.

    Estas são palavras e frases que qualquer cubano entende. A mim podem chamar de cassete, velho, com ideias ultrapassadas.

    Mas, a mim, o que me interessa é a relidade concreta e objectiva do mundo e sociedade em que vivemos. Essa (realidade) não se pode refutar.

    Se Cuba é essa ditadura sanguinária que ouvimos todos os dias pergunto:

    - Porque não caiu a Revolução Cubana após a queda da URSS?

    - Como é possível não haver tumultos, manifestaçõs populares reprimidas, prisões em massa, mortes e assassínios de opositores do regime, etc.?

    - Porque nunca os EUA invadiram uma ilhota que fica a escassas milhas da sua costa?

    - Como consegue cuba ter um dos mais avançados sistemas de saúde, gratutito para toda a população, do mundo?

    Etc., etc., etc.!

    Para terminar (porque este tema dava para um livro bem grosso):

    Portugal é um dos elos mais fracos da chamada "integração europeia".

    Esta "integração europeia" corresponde à etapa do capitalismo imperialista (Lenin: Imperialismo - Fase superior do Capitalismo) em que as grandes potencias mundiais se agrupam regionalmente com os intuitos de submeterem todos os países e povos à ditadura do neoliberalismo com a sua "teoria" da "livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais" e de crescerem na luta pela hegemonia económica mundial.

    EUA, UE (Alemanha, frança, Inglaterra), Japão, Rússia, são aliados na lutapela instauração definitiva da Nova Ordem Mundial em que uma pequena elite da humanidade viveria à conta do trabalho de todos os outros seres-humanos.

    Mas são também rivais na luta pela conquista de "mercados", recursos naturais e energéticos e territórios geograficamente importantes.

    Ou os povos do mundo ganham consciência de que apenas com o socialismo e o comunismo a espécie humana poderá perpetuar-se no Universo, ou o nosso planeta será inevitavelmente destruido com guerras quimicas, nucleares...

    Oiçamos o que disse Einstein:

    "Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."

    Proletários de todo o mundo, uní-vos

    ResponderExcluir