domingo, 1 de abril de 2018

O encerramento das Livrarias e o fim dos leitores sem pressa

Resultado de imagem para livraria

O encerramento das Livrarias é assim o processo natural, da dita "modernizaçã/estupidificação/aceleraçã" do nosso tempo. Um tempo que não tem tempo, um tempo que tem sempre um smartphone na mão e quem tem um smartfone na mão, dificilmente tem um livro.
Ou dificilmente arranja tempo para um livro "desatualizado" pois anda sempre à procura de "novidades", caezinhos a fazer gracinhas, ou uma nova indignação de plástico que passa uma hora ou duas nas rdes sociais.
 É assim a modernidade! E já agora, quem tempo para ir a uma livraria . comprar um livro, lê.lo se tem tantas novidades on line?
Um tempo de aceleramento, de gente que tem dificulades em parar, reflectir e quer tudo à velociade de um click, não é certamente um tempo para a leitura de um livro. Os leitores de livros ( e mais  livros os que não estão na moda) ficam um nicho. Podem vir falar-me do e-book e tudo o mais, de que esse é o caminho ecológico da leitura ( sem gasto de àrvores) , mas nada como o fascínio de se deixar e divagar no espaço de uma livraria...
O encerramento das livrarias é o fim dos leitores sem pressa.
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..." já dizia o poeta,  e como tal pouco há a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário