sábado, 6 de setembro de 2014

Europa da zona Euro cresce zero....e deflação instala-se, eis o resultado da austeridade

Ficámos a saber que a deflação está por aí em vários países e que o crescimento da zona Euro é de zero. Portugal, loucura das loucuras, cresceu a 0,6...e Marilu ficou feliz, batendo palmas ao nosso crescimento realizado acima da zona euro.
Ouvi (via TV) , Marilu  na Universidade de Verão, e confirma-se que o desastre vai ser grande se de facto esta nova geração enfiar as teorias pela goela abaixo.
A deflação está de facto a fazer entrar em pânico toda a Europa, lembrando exemplo japonês de implementação de deflação com uma crise que ainda dura.
O BCE fez baixar a taxa de juro (para emprestar aos Banco, nunca aos Estados...) para níveis perto do zero, mas com deflação instalada será algo muito complicado existir investimentos de larga escala.
De facto o projecto da moeda única vai-se esboroando apesar das tentativas deseperadas do BCE, agora que supostamente acreditaram que a deflação será mesmo o futuro, e coo tal o desastre vai se manter e persistir.
aconselho os estudiosos da Universidade de Verão do PSD a estudarem quais as consequências da implementação da deflação. Mudar de políticas. acabar com o euro? São discussões do futuro, quando essa crise afectar com mais força países como França ( já fortemente afectada)  e Alemanha...até lá vamos sobrevivendo e resistindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário