quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Plano do Governo Grego "Programa de Ponte": São 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha?

O ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis vai dizer aos colegas na reunião do Eurogrupo, hoje quarta-feira, que o "programa de ponte" que o novo governo grego pretende colocar em marcha assenta em quatro eixos: 10 novas reformas; excedente primário orçamental de 1,49% em 2015; trocas de dívida; e plano de emergência humanitária. As duas linhas vermelhas subjacentes ao plano Varoufakis são nem mais uma medida de austeridade e recusa de excedentes primários orçamentais superiores.
Os eixos do plano foram revelados na noite desta segunda-feira pelo jornal grego "Kathimerini" a partir de fontes do ministério de Varoufakis.
Os quatro eixos são os seguintes:
- 30% das medidas do Memorando da troika são eliminadas e substituídas por 10 novas reformas a acordar com a OCDE; Varoufakis já havia dito que 70% das medidas são aceitáveis;
- O excedente primário orçamental para 2015 é revisto em baixa de 3% para 1,49%;
- A redução da dívida grega será concretizada através de um plano de trocas de dívida;
- O plano de emergência para resolver a crise humanitária é inegociável.
No plano financeiro imediato, Varoufakis quer receber os lucros de 1,9 mil milhões de euros obtidos pelo eurosistema em obrigações gregas e emitir Bilhetes do Tesouro - títulos de dívida de muito curto prazo - até 8 mil milhões de euros acima do teto de 15 mil milhões de euros já atingido. Pretende, ainda, que seja aumentado o teto de liquidez de emergência a fornecer aos bancos gregos pelo banco central grego, o que é quinzenalmente aprovado pelo Banco Central Europeu.
 
A cartada da saída do euro desornada, pode estar mesmo na mente da Alemanha, numa lógica de punição da Grécia, e do seu povo, castigando o atrevimento de terem votado neste tipo de Governo com ideias contrárias ao seu interesse. Por aqui apostamos nesta teoria: a lógica do castigo impera claramente sobre qualquer manutenção de solidariedade entre países. O governo grego ou tem mesmo plano B ou então se se mantém na fantasia do euro as coisas não vão ter mesmo solução...para melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário