domingo, 12 de fevereiro de 2012

O economista chede do FMI diz que Espanha, Portugal e Grecia vão ter de baixar salários...afinal já retomaram o discurso austeritário

O economista-chefe do FMI alertou hoje para o facto destes três países da zona euro enfrentarem séries dificuldades, pelo que terão que reduzir os salários para recuperar a competitividade.




"Actualmente, com a crise, Portugal, Espanha e Grécia vivem sérias dificuldades, que implicam ajustamentos bastante penosos. Sobretudo quando o ambiente inflacionista é muito baixo", disse o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Olivier Blanchard, em entrevista ao "Les Echos".



"O restabelecimento da sua competitividade pode implicar grandes sacrifícios, como uma redução de salários", adiantou o economista ao jornal francês.



Ao fazerem parte da zona euro, estes países não podem recorrer a um corte nos juros, o que mostra que o facto de pertencerem a uma união monetária "tem um custo no momento de choques assimétricos", constatou Blanchard, sublinhando, contudo, que graças à moeda única europeia Portugal, Espanha e Grécia saíram melhor da crise do que se não tivessem aderido ao euro.



Questionado sobre se as dificuldades da Grécia e de Portugal, no que respeita as suas contas públicas, constituem um risco de ruptura da zona euro, o responsável do FMI descartou essa possibilidade, apesar de considerar que "isto não impede que haja um problema orçamental na Europa", tendo sido a Grécia o primeiro país a sofrer o "castigo" dos mercados.

nota de tripalio: Durante uns dias ouvia se a conversda que o FMI pedia o abrandamento da austeridade, agora aí está a "ordem" para contariar a ideia geral. Preparem se para mais cortes e para o fim dos subsidios no privado, como querem fazer também na Grecia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário