quarta-feira, 20 de junho de 2012

Trabalhadores manifestam se no dia em que recebiam subsídio de férias









Trabalhadores manifestam-se no dia em que recebiam subsídio de férias

Os trabalhadores da Função Pública vão manifestar-se na próxima sexta-feira, 22 de junho, em Lisboa, no dia em que a maioria dos funcionários da Administração Central do Estado deveria receber o subsídio de férias.





Função Pública vai protestar contra o "roubo do subsídio de férias"

Imagem: Lusa



“O objetivo principal deste protesto, no dia 22, prende-se com o facto de ser precisamente o dia em que o maior número de trabalhadores recebia o subsídio de férias”, disse à Lusa a coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila.



Mais do que uma manifestação de funcionários públicos, trata-se “de uma ação de protesto contra o roubo do subsídio de férias e uma reivindicação pela sua reposição imediata”, referiu a sindicalista.



O protesto, que deverá começar pelas 14:30 no Largo do Príncipe Real, em Lisboa, segue para o Tribunal Constitucional (TC) e termina em São Bento.

Ana Avoila explicou que “a ação é contra as posições assumidas pelo Tribunal Constitucional e pelo Governo, mas que, parecendo simbólica, não o é”, pois a escolha do dia “não é só simbólica pelo corte do subsídio, mas é também de reivindicação do próprio subsídio retirado naquele dia”.



Os funcionários públicos que, entre hoje e sexta-feira, receberem o salário correspondente ao mês de junho não verão depositados nas respetivas contas bancárias os subsídios de férias, uma suspensão decidida pelo Governo de Passos Coelho e justificada pelas dificuldades económicas que o país enfrenta.



Assim, apenas os funcionários que recebam um salário inferior ou equivalente a 600 euros receberão o subsídio na íntegra. Já os que auferem um salário entre 610 euros e 1.090 euros receberão apenas uma parte do subsídio de férias, ao passo que os funcionários públicos que ganham 1.100 euros por mês, ou acima, terão um corte total no subsídio

Nenhum comentário:

Postar um comentário