sábado, 14 de junho de 2014

Movimento 5 Estrelas asocia-se à extrema direita...na Europa

O Movimento 5 Estrelas, formação italiana antipartidos do antigo comediante Beppe Grillo, pronunciou-se num referendo online a favor de uma aliança no Parlamento Europeu com o UKIP, o movimento britânico de extrema-direita liderado por Nigel Farage.
Os militantes do M5S seguiram assim, maioritariamente, as recomendações de Grillo, que favorecia uma aliança com Farage, na votação realizada no blogue do 5 Estrelas. O populista britânico obteve 23 mil votos num total de 29 mil (perto de 80%), 3.533 votaram a favor de ficar nos não-inscritos, ou seja, fora de um grupo parlamentar, e 2.930 votaram por uma aliança com os conservadores.
Mas a votação não ficou isenta de polémica, com muitos apoiantes do M5S a expressarem a sua fúria por uma aliança com os Verdes não estar contemplada nas opções de voto. E os analistas sublinham que, apesar da grande maioria de votos que Grillo conseguiu para a sua aliança com Farage, as divisões no movimento estão cada vez mais acentuadas.
Nigel Farage saudou a decisão do referendo dos italianos, afirmando que, com “Grillo, vamos formar uma equipa de sonho que vai dar pesadelos a Bruxelas”.
O M5S, que fez campanha contra as políticas europeias de austeridade e a favor de um referendo contra o euro, conseguiu 21% de votos nas europeias, perdendo três milhões de votos em relação às legislativas de Fevereiro de 2013, quando conquistou um quarto do eleitorado italiano.
Depois das eleições europeias, Grillo deu a entender que gostaria de ver os 17 eurodeputados do M5S sentados na mesma bancada do UKIP. Ao jornal Daily Telegraph, Grillo disse que Farage “não é um racista” e que “tem um bom sentido de humor”. “Ele quer controlar os fluxos de imigração na Europa, e nós também”, explicou o humorista, que se diz nem de esquerda nem de direita.

Os  partidos anti partidos são assim , uma espécie de cata ventos oportunista, sem planos, sem ideias caindo para onde cai a decisão da maioria ( controlada, pois os verdes não foram opção). estes partidos sem fundo ideológico, são como um balão de ar que enche e despois esvazia.

Por cá o nosso Beppe Griloo , o Marinho e Pinto vai encher o balão e depois vai ver se o direitinha que ele é...




Nenhum comentário:

Postar um comentário