domingo, 15 de junho de 2014

Tony Blair diz que " Não fomos nós que criámos esta cise" no iraque...E que tal seres julgado por crime de guerra?

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair considera que a invasão do Iraque em 2003 não é a causa da vaga de violência que está a abalar o país.
"Mesmo se tivessem deixado Saddam no poder em 2003, quando aconteceu o que aconteceu em 2011 - com as revoluções árabes na Tunísia, na Líbia, no Iémen, no Barein, no Egito e Síria, continuaria a haver um problema maior no Iraque", disse Blair, em declarações à BBC, colocadas no site da cadeia de televisão britânica.
"De facto, é possível ver o que acontece quando se deixa um ditador no poder, isso aconteceu com [Bashar] al-Assad agora. Os problemas não desaparecem. Então, uma das coisas que estou a tentar dizer é que, no ponto em que estamos, em 2014, o que temos de compreender é que este é um problema regional, mas é um problema que nos afeta". Blair defendeu, por isso, uma ação em relação à Síria.


Citado também pela BBC, Michael Stephens, especialista em Iraque no Royal United Services Institute, disse que a guerra do Iraque, da qual Blair e o ex-presidente norte-americano George W. Bush foram os principais entusiastas, tem uma relação com o que se passa atualmente naquele país do golfo Pérsico.
"Eu acho que o senhor Blair está é a lavar as mãos da sua responsabilidade.Mas ao mesmo tempo acho que ele tem razão. Não se pode ignorar isto. É preciso que tenhamos algum tipo de papel em termos de tentarmos garantir que o Iraque e a Síria não se fragmentam e não entram numa vaga de violência interminável".
Tony Blair também publicou um ensaio sobre este assunto no seu site

Lava as mãos de tanta porcaria e sangue e de tanta intervenção criminosa. iam libertar o Iraque das armas de destruição maciça que depois se verificou que nunca existiam. A miséria que deixaram no iraque, é devastadora. iam "vender" democracia, mas só venderam morte e miséria e venderam uitas armas claro. tudo isto com os amigalhaços Durão Barroso e Bush, outros dois facínoras que deveriam ser julgados por crime de guerra! Cambada de criminosos que abriram as portas do inferno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário