sábado, 12 de maio de 2012

Em Espanha há indignação a sério...milhares permanecem no centro de Madrid

Milhares de manifestantes permanecem no centro de Madrid após limite imposto pelas autoridades


Vários milhares de manifestantes permanecem no centro de Madrid, a capital espanhola, desafiando o limite imposto pelas autoridades para desmobilizarem o protesto contra a austeridade convocado para hoje, um ano após o nascimento do movimento dos indignados.

Segundo a edição online do diário espanhol El País, a situação está calma na Puerta del Sol, no centro de Madrid, estando previsto um minuto de silêncio para a meia-noite local.
Após esse "grito silencioso", antecipa o El País, ou a concentração se dissolve de forma pacífica, ou a polícia será forçada a intervir para pôr fim ao protesto, que estava autorizado apenas até às 22:00 locais.
Segundo o mesmo jornal, o Ministério do Interior espanhol assegurou que o forte dispositivo policial que permanece no local (dois milhares de agentes presentes) não tem como objetivo entrar em confronto com os manifestantes, mas estabelecer limites à atuação dos mesmos.
A polícia chegou a controlar os acessos da estação de metro mais próxima da Puerta del Sol, epicentro da manifestação e local onde nasceu o movimento 15M, com o acampamento iniciado a 15 de maio de 2011, para garantir que os participantes não levariam objetos para voltar a acampar na praça.
Os números de manifestantes variam consoante as fontes, mas situam-se todos nos largos milhares, com a agência AP a contabilizar cem mil pessoas nas várias cidades espanholas (Barcelona, Bilbau, Málaga, Sevilha) que aderiram ao protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário