domingo, 13 de maio de 2012

"Esquerda Democrática" coliga-se com PASOK e Nova Democracia: A austeridade pode continuar!


1 leitores

Novo governo duraria até 2014, até às eleições para o Parlamento Europeu.
A possibilidade da Grécia ter um governo maioritário, favorável à manutenção do país no euro, renasceu ontem, depois do líder dos socialistas do Pasok, Evangelos Venizelos, ter convencido a ‘Esquerda Democrática' a apoiar uma grande coligação durante apenas dois anos. "Proponho a formação de um governo ecuménico que respeite o mandato do povo", disse Fotis Kouvelis, líder do ‘Esquerda Democrática', com 19 deputados. O dirigente socialista classificou o encontro como "um bom augúrio", sendo a proposta "responsável e concreta".
Caso o partido pró-euro ‘Nova Democracia' esteja disposto, hoje, a juntar-se a estes partidos, a formação de um executivo maioritário para o país torna-se possível, em particular, porque as sondagens indicam que 63% dos gregos apoiam uma coligação. As notícias foram recebidas com entusiasmo pelos mercados. A Bolsa de Atenas ganhou 4,19%, a primeira subida desde as legislativas de domingo. "Há uma tentativa de remendar as coisas na Grécia. Eles vão tentar ficar no euro, mas não sei se vão conseguir", disse o gestor de fundos Michael Strauss, citado pela Bloomberg.
Os analistas e a União Europeia continuam, no entanto, cépticos face ao cenário de sucesso dos socialistas. Um dos problemas, notam, é o facto do ‘Esquerda Democrática' aceitar ficar no euro, mas rejeitar as condições do resgate do país. Bruxelas consente ajustes marginais ao programa da ‘troika', mas alterações de fundo que dão acesso ao novo empréstimo de 130 mil milhões de euros



Nota de tripalio: Merkel está feliz, pode continuar a esfolar o povo grego, os gregos vão uma solução "realista"....quando a realidade é que em cada 3 gregos um está abaixo do limiar da pobreza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário