quarta-feira, 2 de maio de 2012

Pingo Doce , 1º de Maio e experimentalismo social de massas de cunho ideológico

Lojas do Pingo Doce encheram no feriadoEntre as críticas e os elogios, o povo tuga bate palmas a esta iniciativa dos descontos . De facto tratou se uma iniciativa que entrou claramente no experimentalismo social de massas. e o povo reagiu e agiu. Empurrou, açambarcou, roubou, espezinhou, agrediu e esfaqueou, mas a culpa é dos idiotas do Pingo doce que não perceberam como estão as cabeças das pessoas....um bocado cheias!E passou se porque as cabeças andam um bocado apanhadas e a confusão era muita. De facto é curioso ouvir a jerónimo Martins dizer que quiseram ajudar o povo, é de um cinismo espectacular. Eles esperavam uma enchente mas não esperavam o caos que se gerou , com mais de 30 intervenções policiais. Disso nem eles nem ninguém estaria à espera deste povo sereno, serenissimo , até lhes ser acenado com uns bons descontos...A iniciativa tem claro cariz de afrontamento ideológico,mas o povo tuga quer lá saber disso, quer é comprar a metade do preço o que precisa e não precisa. As imagens e informações que vão surgindo são asustadoras, parecia um cenário de guerra ou cataclismo, e foram só promoções....Como seria em caso de catástrofe? O povo serenissimo deixava de o ser. O Pingo Doce "ameaçou" com mais acções de promoção... é caso para o SIS elaborar um relatório sobre os perigos das promoções do Pingo Doce. Parecia um país do terceiro mundo, obrigado Alexandre Soares dos Santos mostraste ao mundo o verdadeiro Portugal....reflectido nas agencias internacionais por todo o mundo, uma imagem de trampa que como patrióta de carregar pela boca, deves ter gostado bastante.
Foi uma belissimo dia verdasdeira  de concertação social, como disse paulo ferreira   sub director do jn , que escreveu um editorial encomendado, só que a coisa correu mal e afinal não como ele escreveu. Foi mais um desconcerto social....e grande!

Deixo o texto para sentirem o sabor desfocado a azedo:





"A Jerónimo Martins, proprietária dos supermercados Pingo Doce e liderada por Alexandre Soares dos Santos, aquele senhor de cabelos brancos que foi vergastado pela Esquerda quando, há uns meses, mudou a sede da sua holding para o "paraíso fiscal" holandês, deu ontem uma lição de marketing ao país (logo à concorrência, com a Sonae de Belmiro Azevedo à cabeça).

No Dia do Trabalhador, a cadeia de distribuição decidiu cortar para metade o valor a pagar pelo consumidor, desde que as compras ultrapassassem os 100 euros. Pelo país inteiro, as lojas Pingo Doce rebentaram pelas costuras, esgotaram as prateleiras e, em alguns casos, tiveram mesmo de fechar mais cedo, por serem incapazes de dar vazão à procura. Simples e eficaz, a estratégia, estou em crer, ficará nos anais da história do marketing em Portugal, por somar duas coisas: o interesse dos consumidores, obrigados a gerir apertadíssimos orçamentos, e o reforço e fidelização de uma marca com o cabedal do Pingo Doce.

Este movimento "out of the box" (fora do normal, em tradução muito, muito livre), como diriam os criativos, tem uma história. A empresa "pediu" aos seus funcionários para trabalharem no feriado do 1.o de Maio, o que mereceu a pronta reação dos sindicatos, que apelaram aos consumidores para não fazerem compras nas lojas da Jerónimo Martins. Os consumidores responderam enchendo os supermercados. Eis a verdadeira ironia: ontem foi dia de verdadeira concertação social - trabalhadores e patrões entenderam-se e os consumidores tiraram o devido proveito desse facto. O negócio foi proveitoso para as partes, sem a intermediação dos sindicatos...

Claro: não faltará quem, do alto do mais dogmático pedestal, veja nisto uma vergonhosa cedência ao poder económico, uma alienação consumista típica do mais feroz capitalismo, um aproveitamento atroz da força de trabalho num dia feriado, uma traição, enfim, aos mais elevados valores da classe trabalhadora.

E, no entanto, tudo se resume a um par de palavras: criatividade e poupança. Uma e outra são, em certo sentido, o espelho dos dias que correm. A primeira deve ser a chave-mestra das empresas capazes de responder com engenho e arte às dificuldades. A segunda é a palavra mágica para as famílias e consumidores individuais: tudo o que puder ser amealhado garante, pelo menos, um curto prazo menos asfixiante.

Ontem, tive o prazer de almoçar com o reitor da Universidade do Minho. Dizia-me António Cunha que, quando abandonar o cargo, gostava de deixar como marca a criação de um "perfil exigente e diferenciado pela criatividade". Os portugueses que não ligaram patavina ao idiota apelo dos sindicatos e fizeram fila nos supermercados da cadeia Pingo Doce entendem esta linguagem. Ainda bem"

Nota de tripalio: texto encomendado... pois nem uma palavra ao caos... só que correu mal!!! bem feito

Nenhum comentário:

Postar um comentário