segunda-feira, 7 de maio de 2012

O terramoto político da Grecia trará mudanças efectivas?

Entre os eleitores que tencionam puniram os grandes partidos, encontram-se muitos jovens gregos desempregados.
É o caso de Nikos Sklavos, comandante da Marinha Comercial, a quem os armadores gregos não dão emprego porque têm no mercado internacional quem faça o mesmo serviço por metade do salário.
Nikos decidiu votar num partido de esquerda, que promete fazer furor nesta eleição. Mas mais do que um voto de convicção, será o voto do desencanto:
“Estou desempregado há dois anos e não sei se vou ficar aqui à espera de arranjar emprego. Procuro na minha área, mas também em tudo o que possa aparecer. Mas acho que acabarei por partir para o estrangeiro. Há anos que não vejo nenhuma mudança. Os dois grandes partidos são iguais, só gastam dinheiro”.

Para o ex-empresário Labros Andreou, que desde 2008 viu falir as três empresas que tinha, apesar de tudo, o cenário mais realista é a coligação entre os conservadores e os socialistas:
Como sou jovem e sou europeísta convicto, penso que os dois grandes partidos, os dos senhores Venizelos e Samaras, vão tirar o país da crise. Mas, ao mesmo tempo, não confio muito neles… Acredito que com o controlo da Europa vão poder criar bases para um futuro melhor. Estou otimista. Quando o dinheiro começar a voltar ao mercado, quando os bancos voltarem a financiar as empresas, quando houver liquidez, tudo voltará a funcionar”.

80% dos eleitores gregos atribuem a responsabilidade
da crise aos dois grandes partidos políticos do país, Nova Democracia e Pasok, os únicos que apoiam o plano de resgate acordado com a troika.

Nota de tripalio: o dinheiro vai querer a coligação Nova Democracia ( que ganhou, atenção!) com os socialistas PASOK....

Nenhum comentário:

Postar um comentário