quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

é triste ter razão....


"O que consideramos e sempre dissemos é que essa não pode ser uma questão 'tabu', sempre afirmámos o nosso posicionamento contra o euro, infelizmente, e apelo aos senhores jornalistas para lerem as nossas teses de há dez anos, o desfecho que hoje está a acontecer demonstra que tínhamos razão quando dizíamos que Portugal não estava em condições de, através de uma moeda única, de uma política monetária única, responder perante grandes potentados como a Alemanha, como a França", disse.
O líder comunista, que respondia aos jornalistas numa conferência de imprensa no final de uma reunião do Comité Central do PCP, na sede do partido em Lisboa, ressalvou no entanto que só admite esta hipótese com "contrapartidas" ou "garantias para o desenvolvimento e para o próprio futuro" de Portugal.
"A questão que se põe é saber se essa possível saída é possível ou não, mas não como uma saída ou uma expulsão sem condições, consideramos que, do ponto de vista nacional, patriótico, Portugal não pode ser pontapeado depois dos sacrifícios, da destruição daquilo que tinha de melhor", advogou.
Jerónimo lembrou que atualmente existem várias vozes comprometidas com a defesa do euro que hoje, tal como o PCP, questionam o desfecho desse processo".


nota de tripalio: não foi só o PCP a avisar, alguns economistas lucidos como João Ferreira do Amaral avisaram , mas yodos diziam que iamos a acaminho dos países nórdicos. Enfim , uma curiosidade, a Suécia não quer aderir ao euro... porque será?

Um comentário: