terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A doutrina do choque chega à Europa ou como a Escola de Chicago se espalhou pelo mundo!

Lendo o livro " Adoutrina do Choque" de Naomi Klein começo a perceber melhor o que nos está a sucede: muitos já ajolharam perante a Escola de Chicago , agora chegou a vez da Europa. Deixo excertos do livro que é para mim essencial para a compreensão dos dias que correm. A América Latina sofreu muito com esta teoria económica:

" Cavallo explicou anos mais tarde: " numa altura de hiperinflacção as coisas ficam terriveis para as pessoas, especialmente para as pessoas de rendimentos baixos e poucas poupanças, porque elas veem que no espaço de poucas horas ou de poucos dias, é lhes dito que os salários foram destruidos pelos aumentos dos preços e as coisas acontecem a uma velocidade incrivel.é por isso que as pessoas pedem ao governo - por favor façam alguma coisa-. E se o governo arranjar um bom plano de estabilização então essa é a oportunidade de fazer acompanhar esse plano de outras reformas (...) as reformas mais importantes estavam relacionadas com a abertura da economia e com a desrrgulamentação e com processos de privatização. mas a a única forma de  implementar todas essas reformas era, naquela altura, tirar partido da situação criada pela hiperinflação, pois a população estava disposta a aceitar medidas drásticas de forma a eliminar a hiperinflação e voltar à normalidade"
A longo prazo o programa Cavallo na sua plenitude acabaria por ser destroso para a Argentina. . O seu método de estabilizar a moeda- atrelar o peso ao dolar americano- fez com que fosse tão caro produzir bens dento do país  que as fábricas locais não conseguiam competir com as importações mais baratas que inundavam o país. Foram pedridos tantos postos de trabalho que , que bem mais de metade da população foi empurrada para além do limar da pobreza"

In a Doutrina do Choque, de Naomi Klein , sobre a situção argentina.


" Se esta abordagem de choque fosse adoptada, eu credito que devia ser anunciada publicamente e em detalhe, de modo a fazer efeito num espaço de tempo curto. Quanto mais público estiver informado, mais as suas reacções facilitarão o ajustamento"

Excerto de carta de Milton Friedman , pai da Escola de Chicago, ao General Augusto Pinochet, a 21\ de Abril de 1975





Nenhum comentário:

Postar um comentário