quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Canção da Guerra- Sebastião da Gama ( 1924-1952)

Aos fracos e aos covardes
não lhes darei lugar
dentro dos meus poemas.
covarde já eu sou.
Fraco, já o sou demais,
e se entre os fracos for
me perderei também.

Quero é gente animosa
que olhe de frente a Vida
que faça medo à Morte.
com esses quero ir,
a ver se me convenço
de que também sou forte.
quero vencer os medos...
Vencer-me- que sou poço
 de estúpidos terrrores,
de feminis fraquezas.
Rir-me das sombras, rir-me
das velhas ondas bravas,
rir-me do meu temor
do que há-de acontecer.

Venham comigo os fortes...
Façam-me ter vergonha
das minhas covardias.
e dos seus actos façam
( seus actos destemidos)
chicotes para os meus nervos.
ganhe o meu sangue a cor
das tardes das batalhas.
E eu vá- rasgue as cortunas
que velam o porvir.
Vá- jovem confiado,
cumprindo o meu destino
de não ficar parado.

Sebastião da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário