terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mas afinal quem implementou o subsídio de Natal e de Férias? Lição para pessoas muito burras, sectárias e reaccionárias1



Vasco dos Santos Gonçalves foi um General e Primeiro Ministro português dos II, III, IV e V Governos Provisórios entre 1974 e 1975.

Nasceu em Lisboa, a 3 de Maio de 1921. Ao tempo coronel, surgiu no Movimento dos Capitães em Dezembro de 1973, numa reunião alargada da sua comissão coordenadora efectuada na Costa da Caparica. Coronel de engenharia, viria a integrar a Comissão de Redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas. Passou a ser o elemento de ligação com Costa Gomes.

Membro da Comissão Coordenadora do MFA, foi, mais tarde, primeiro-ministro de sucessivos governos provisórios (II a V).

Como primeiro-ministro, foi o mentor da reforma agrária, das nacionalizações dos principais meios de produção privados (bancos, seguros, transportes públicos, Siderurgia, etc.), do salário mínimo para os funcionários públicos, do subsídio de férias (13º mês) e subsídio de Natal.
Tido geralmente como pertencente ao grupo dos militares próximos do Partido Comunista Português, partido no qual apenas se viria a filiar quando já não era chefe do governo, perdeu toda a sua influência na sequência dos acontecimentos do 25 de Novembro de 1975.
 
 
Meu deus é muito chato ter de assumir que foi um amigo do PCP que criou o subsídio de Natal e de Férias. Para muitos isto custa a lembrar...E já agora, não dou muito tempo que no privado o subsídio de natal e férias dure muito tempo. Na função publica já andam a lavar o cérebro a dizer que só daqui a muitos , muitos anos... e os patrões do privado a dizer que não têm dinheiro para pagar e querem replicar a medida, e de seguida o governo dirá que é vergonha os fp só terem 35  h por semana quando os restantes têm 42 h e meia... e é sempre a descer... até o povo se levantar e fizer um Abril Novo, um  novo Vasco Gonçalves , criar e tiver o apoio do povo para novos direitos. Até lá é resistir e lutar. quando será ? não sei. se será? tenho quase a certeza!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário